MENSAGEM E HARMONIA

A ênfase em olhar a aprendizagem escolar pelo elo emocional é resultado da abrangência de um estudo intitulado “Histórias de Aprendizagens Transgeracionais – Uma Questão de Lealdade. Cujo objetivo foi investigar as interações familiares e suas relações com as questões da aprendizagem. Foram pesquisados trinta sujeitos, sendo dez pais, dez mães e dez filhos. Privilegiou-se o ciclo familiar com filhos pequenos, na faixa etária de 07 a 09 anos. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e o método para obtenção dos dados foi a entrevista.

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Os resultados mostram que a criança, que tem um bom vínculo afetivo com seus pais, sente neles segurança, apresentando um melhor desempenho acadêmico do que os que não tem experiências positivas no relacionamento familiar. Estas crianças também se dão melhor com os amigos, tem menos problemas de comportamento, são menos propensos à desadaptação escolar, à violência e, em consequência tem mais êxito na aprendizagem. A partir das considerações finais do estudo, na sua continuidade, identificamos a significação da dificuldade de aprendizagem escolar, através da compreensão dinâmica das interações familiares; destacando a questão da paradoxalidade do sintoma: manter a homeostase do sistema, ao mesmo tempo, um sinal da necessidade de mudança. Observa-se também, a possibilidade de compreender o desenvolvimento da Trama Mútua, através do Vínculo Transgeracional, como um dos aspectos desencadeadores da disfunção familiar, e também, da dificuldade de aprendizagem escolar. O sintoma da criança com dificuldade de aprendizagem pode ser considerado como a ponta de um iceberg, que traz no seu volume, conflitos não clarificados em outra geração, ou ser visto como a metáfora de um problema que envolve toda uma família.